Foto do escritorMuseu de Congonhas

#MCoComVocê

Atualizado: 11 de nov. de 2021

Mês de novembro marca a entrada do #MCoComVocê

No mês de novembro o Museu de Congonhas entra em uma nova fase chamada #MCoComVocê. Neste período de flexibilização, por meio do sistema híbrido, estaremos com você de forma presencial e virtual.

Dando continuidade às atividades no Museu de Congonhas, que sempre tem um tema norteador para a cidade, as “Vozes de Congonhas” foram escolhidas como meio de informação e diferentes estórias para o visitante em nossas redes sociais.

As praças, mais conhecidas como ágoras, surgidas há tempos, são um espaço muito rico de relatos, experiências e convivência social. Elas podem ser vistas como um meio de mediação cultural ao nos oferecerem um espaço múltiplo como comércio, política, arte, encontros sem formalidade, diálogo e diversão.

Nesse sentido, perceberemos, por meio de relatos, que elas tornam-se um importante local de coletividade humana como um espaço híbrido de inúmeras ações e objetos onde o seu personagem principal é o próprio povo. Com sua presença do dia a dia, seja para uma proza entre idosos, uma paquera entre jovens, um grupo de crianças que dá seus primeiros passos acompanhados pelos pais, todos são protagonistas de um mesmo espaço.

Nas segundas-feiras trabalharemos com os filactérios de alguns profetas no quadro #ProfetasEseusFilactérios. As terças-feiras, pessoas de diferentes meios serão entrevistadas no quadro #RelatosDeResistência e, a cada sexta-feira uma pessoa de uma praça da cidade participará do quadro #MemóriasDePraças. Por meio de seus relatos que atravessam o tempo, seus “falares” em praça pública tomam forma, criam vivências, mostrando comportamentos sociais, novas sensações relativas à memória e relembrá-las, passar adiante é fazer com que possam ser identificadas como permanência de saberes das “vozes de Congonhas.”