top of page

Lançamento de Programa de Mídia-Educação reúne lideranças em BH

Lançamento de Programa de Mídia-Educação reúne lideranças em BH

Iniciativa, desenvolvida por um projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais no Museu de Congonhas, com apoio da Gerdau e Cemig, foi apresentada nesta terça, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal  

 

Foi oficialmente lançada, nesSa terça-feira, 23 de maio, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, a nova etapa do Programa de Formação em Mídia-Educação do Museu de Congonhas. A partir de agora, a iniciativa, que investe na formação de educadores e exploração de conhecimentos e tecnologias das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), será replicada também nos distritos de Pires e Lobo Leite, pertencentes a Congonhas; e Mota e Miguel Burnier, de Ouro Preto. O objetivo central do projeto é transformar e atualizar a experiência em sala de aula, contribuindo assim para o aumento dos níveis de ensino da região.

 

A expansão do projeto foi possível graças à recém-firmada parceria com a Gerdau. De acordo com o diretor da Gerdau Mineração, Aloysio Carvalho, diretor executivo de Mineração da Gerdau, presente no lançamento, o programa representa uma nova maneira de levar o conhecimento e o aprendizado para as crianças, por meio da capacitação dos professores.

 

Também participaram do lançamento representantes do poder público, como o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo de Araújo Santos; o prefeito de Congonhas, José de Freitas, mais conhecido como Zelinho; a secretária de Educação de Congonhas, Maria Aparecida Resende; e o representante da Prefeitura de Ouro Preto, Tude Terêncio Lobato. Representando a Cemig, que também assina o projeto, esteve presente Lurdenilde Miranda de Almeida.

 

O Programa de Formação em Mídia-Educação foi apresentado pelo pesquisador João Alegria (PUC-Rio / Canal Futura), curador da iniciativa. “O que se pretende é contribuir para uma mudança conceitual na forma de compreender a educação e a sala de aula, estimulando a percepção do nível de tecnologia e de inteligência já disponíveis nesse espaço, e que os próprios professores consigam pensar transformações. Não é uma tentativa de mudança de cima para baixo ou de fora para dentro. É um convite à uma transformação cultural sobre a forma de se pensar o fazer da educação”, explicou.

 

“Das 32 escolas que compõem a rede municipal de ensino de Congonhas, possuímos atualmente 23 com atividades complementares de tempo integral, sendo que quando assumimos eram apenas três. Nossa rede possui profissionais competentes, biblioteca em cada escola, atividade de esporte e lazer e boa alimentação, que contribuem para ofereceremos educação de qualidade para nossos alunos. E agora chega este projeto de estímulo ao uso de tecnologia em aulas, que contribui para a elevação do desenvolvimento deles. Na era da informação, é essencial o estudante se conectar com o mundo. Esta é uma ferramenta de preparação das futuras gerações. Nós nos sentimos orgulhosos pelo pioneirismo em mais esta experiência que já se mostra exitosa”, afirmou o prefeito do município.

 

NOVA ETAPA

Na etapa que tem início hoje será realizado o curso “As estratégias da narrativa”, com o professor Rian Rezende (5D Design, PUC-Rio). A capacitação abordará as estratégias para construir uma boa narrativa e conquistar a atenção dos alunos, resultando no crescimento dos índices de aprendizado em sala de aula. Como identificar e desenvolver uma narrativa? Quais os principais autores que abordam esse tema, o que eles nos ensinam? Quais são as possibilidades de aplicação das narrativas na atividade docente? Estas são algumas das questões a serem respondidas, com foco nas metodologias, estratégias de criação, planejamento e criação do discurso. O curso será realizado até 26 de maio, no Museu de Congonhas (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica). Já os seminários e os cursos acontecem até julho. As vagas são gratuitas e limitadas (sujeito a lotação do espaço). Informações: (31) 3731-3979.

 

O PROGRAMA

Oferecido pelo Museu de Congonhas, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e com os patrocínios da Gerdau e da Cemig, esta última por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, o Programa de Formação de Educadores em Mídia-Educação busca contribuir para que os educadores Congonhas e dos distritos de Pires e Lobo Leite, além de Mota e Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, se apropriem de conhecimentos e metodologias do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sua prática profissional, de modo a transformar e atualizar a experiência da sala de aula vivida por professores e alunos, tornando-a mais interessante e eficaz.

 

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

www.gerdau.com.br 

Fonte: (ETC Comunicação )

bottom of page