“Memórias: Retratos da Banda de Música Santa Cecília de São Gonçalo da Ponte de Belo Vale”.

Realização:

A Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) tem satisfação e gratidão, em entregar esse brilhante documento aos belovalenses e mineiros. Memórias retratam um pouco da história das bandas de música em Minas. E, destaca fatos sociais e culturais que marcaram a envolvente e agitada história da “Banda de Música Santa Cecília”, em eventos cívicos, religiosos e populares de Belo Vale; por Ademir Fernandes Gonçalves Dias, presidente da APHAA-BV.

Sinopse:

“Memórias: ...” tratam-se de documentário com foco na trajetória da “Banda de Música Santa Cecília de São Gonçalo da Ponte de Belo Vale”. Em sua pesquisa, o autor Tarcísio Martins revela o expressivo trabalho da corporação, que teve como ponto de partida, uma foto dos anos de 1920. A ‘Lyra Bello Vallense Santa Cecília’, corporação pioneira, era formada por mestres das letras e da música, formadores de novos valores, difusores das orquestras, coros de igrejas, saraus e corporações musicais. Mestres que nasceram em vilas, nas encostas da Serra da Moeda, Médio Paraopeba, e fizeram ecoar seus sons pelo belo vale.

“Memórias...” abordam traços da origem das bandas de música em Minas e no Brasil; destacam suas manifestações nas infantarias militares, apontam sua relação com festejos religiosos e eventos populares, como meio de interação social com as comunidades. O documentário resgata a identidade da Banda Santa Cecília, e contextualiza suas belíssimas apresentações em encontros sociais, que marcaram o desenvolvimento da cidade.

Os desafios para a sobrevivência de bandas de música, que vão se acomodando e deixando de existir, é ponto de alerta no documento, que chama à atenção para que essas corporações sejam reconhecidas e preservadas como patrimônio imaterial, em cada município onde estão estabelecidas. “O que está motivando que as bandas de música caminhem rumo ao esquecimento, silenciando ruas e praças, sem os sons de seus instrumentos”, questiona o autor?

Datas:

Dia 25.11.17 – às 16 horas - Museu de Congonhas, Congonhas, MG.

Dia 02.12.17 – às 10 horas – Livraria Ouvidor, Savassi, Belo Horizonte.

Dia 09.12.17 – às 18 horas – Sede da APHAA-BV, Belo Vale, MG.

Apresentação musical da Banda Santa Cecília nos três locais de lançamentos.

Fonte (Comunicação Museu de  Congonhas)