29 de janeiro de 2016

Mais de dez mil pessoas já visitaram o
Museu de Congonhas desde sua inauguração

Poucas instituições brasileiras conseguem atingir a marca de 10 mil visitantes em um ano de atividade. O Museu de Congonhas, em 33 dias úteis de funcionamento, conseguiu chegar a esta marca. A instituição foi concretizada por meio de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Congonhas e inaugurada no dia 15/12/2015. Em seu primeiro mês, o Museu de Congonhas também obteve ótima repercussão na imprensa, com mídia espontânea estimada em R$ 2.663.626,00.

Ana Flávia Pedra Seabra Andrade,39, se surpreendeu ao chegar à instituição e saber que foi a visitante de número 10 mil. Recepcionada pelos funcionários, ela ganhou uma camisa personalizada, e se entusiasmou com o que viu: “Me programei para vir hoje espontaneamente, e nem imaginava que já tinha recebido tantos visitantes. Acompanhei a divulgação na mídia e fiquei muito satisfeita do município ter recebido uma instituição desse porte. Realmente merecia, pela sua importância histórica e pelas obras que o Aleijadinho deixou aqui”, disse.

Quem visita o Museu de Congonhas se depara com exposições, como a que trata das manifestações da fé no passado e no presente; acervos, como a coleção Márcia de Moura Castro, com destaque para ex-votos e santos de devoção, que foram adquiridos pelo Iphan e apresentados no Museu. O visitante também pode conferir cópias fiéis dos profetas de Aleijadinho. A única imagem reconhecida que mostra o rosto de Aleijadinho também está exposta no Museu. Ao longo deste ano, novas exposições e apresentações culturais estão programadas.

O Museu de Congonhas foi viabilizado com recursos da Prefeitura Municipal de Congonhas e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também contou com patrocínio da Lei Rouanet por meio da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Banco Santander, Vale e Gerdau. Sua gestão, como dos demais museus da cidade, é feita pela Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (FUMCULT).

Museu de Congonhas

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, com ingresso a R$ 10,00 (inteira). A entrada é gratuita toda quarta, das 13h às 21h. Informações: (31) 3731-3979.

(Fonte: FUMCULT)