ALICE CAYMMI E DANILO CAYMMI NO MUSEU DE CONGONHAS

O projeto “Poesia e Música no Museu” abre as portas para duas gerações da MPB: Danilo e Alice Caymmi. Pai e filha, de uma das famílias mais musicais do Brasil, chegam ao Museu de Congonhas para um bate-papo irreverente entrecortado pelas canções mais conhecidas de cada um dos intérpretes. O evento acontece na próxima quarta-feira, 11 de abril, às 20h. Com curadoria do decano da PUC-Rio, Júlio Diniz, a iniciativa conta com patrocínio das empresas CEMIG e CSN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no Centro Cultural, no valor de R$2,00.

Danilo Caymmi tem uma trajetória intensa no meio musical e já foi autor de muitas trilhas de novelas da Rede Globo como Riacho Doce, Teresa Batista, Corpo e Alma e Mulheres de Areia. Já Alice, começou sua carreira aos 12 anos de idade. Em 2012, seu primeiro álbum de estúdio deu origem a várias apresentações autorias e projetos. O álbum é em maior parte constituído por composições próprias, solo ou em parceria, exceto pelas regravações de Dorival Caymmi e Björk. Em janeiro lançou a música “Eu te avisei”, em parceria com o cantor Pablo Vittar, sucesso nas mídias sociais.

Conheça o projeto

O projeto “Poesia e Música no Museu” tem como objetivo principal levar ao público a arte e o pensamento de nomes representativos da Música Popular Brasileira. Cada encontro é composto de um debate sob a forma de uma “conversa ampliada” com a plateia e a apresentação de alguns sucessos do artista convidado, interpretados por ele mesmo, ou, se for o caso, acompanhado por um músico renomado.

A intenção é a de aproximar o público da trajetória de artistas consagrados por meio de conversas e bate-papos entremeados de performances e canções. Este modelo de evento - um talk-show com histórias, curiosidades e músicas - faz o artista ficar mais próximo da audiência, revelando segredos da sua vida, suas opiniões e valores, a maneira como cria e vê a sua arte, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.

Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor universitário, o projeto tem como objetivo ainda ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida dos convidados para além da simples conversa usual, mas trazendo contribuições preciosas para nosso público que poderá contar com preciosas dicas de artistas consagrados que conseguiram vencer nesta carreira cada vez mais difícil.

As trocas técnico-artísticas se darão por meio de dicas preciosas que serão provocadas durante os bate-papos organizados pelo evento. A intenção é a de contribuir para que, a partir destes encontros, o público poderá desmistificar muito da aura que cerca a profissão do artista, oferecendo ainda sugestões preciosas para quem busca se profissionalizar na área ou mesmo para o público que poderá entender melhor o trabalho árduo que acontece por trás de carreiras bem-sucedidas.

Após a família Caymmi, quem chega ao projeto é o cantor, compositor e ator, Toni Garrido, que se apresenta em 23 de maio, no Museu de Congonhas. Famoso por interpretar sucessos como “A Estrada”, “Onde você mora?”, “Pensamento”, “Girassol”, canções que se tornaram conhecidas quando foi vocalista da banda Cidade Negra, ele também se dedica ao cinema, sua segunda paixão. Em 1999, atuou no filme de Cacá Diegues, "Orfeu", além de ter participado da trilha sonora. Outra canção que, claro, merece destaque é "Solteiro no Rio de Janeiro", da trilha sonora do filme "Como ser Solteiro", sua primeira aparição solo.

Poesia e Música no Museu

11/04, às 20h - Museu de Congonhas - bate-papo musical com Danilo e Alice Caymmi, no Museu de Congonhas (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica). Convites: R$ 2. Informações: (31) 3732-2526.