Semana-do-patrimonio---arte-palestras-1.

Museu de Congonhas participa da Semana do Patrimônio do Museu Regional

A convite do Museu Regional de São João del-Rei, o Museu de Congonhas participa da abertura da Semana do Patrimônio, que acontece nesta terça-feira, 2, às 14h. Em formato virtual, sendo transmitido pelo YouTube, a programação consiste em transmissões ao vivo de rodas de conversas com temas que levantam reflexões sobre a noção de patrimônio e sua pluralidade.

Nathália Rezende, uma das coordenadoras do Setor Educativo do Museu de Congonhas, representará a instituição no evento falando sobre os “Novos desafios dos Museus em tempos de Pandemia”, compartilhando a experiência do projeto #MCoEmcasa com representantes de outros museus como Museu Municipal Histórico e Cultural Tomé Portes Del Rei, Museu Padre Toledo e Museu da Loucura .

"Compartilhar as nossas experiências e entender como outros Museus estão lidando com essa situação tão atípica será muito favorável para nós. Nós todos fomos pegos de surpresa e tivemos que elaborar uma estratégia de forma muito rápida. Dada a dificuldade dessa empreitada, acredito que o Museu de Congonhas tem trilhado o caminho certo", explica Nathália Rezende.  

O Museu Regional de São João Del-rei é uma importante instituição, que desde a década de 60, resguarda os aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX contando um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.

Este é o segundo ano que a instituição realiza a Semana do Patrimônio para marcar 1º registro no Livro do Tombo do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atualmente IPHAN) do conjunto arquitetônico do centro de São João del-Rei, que aconteceu em 4 de março de 1938.