Museu de Congonhas faz seis anos


Localizado próximo ao maior conjunto arquitetônico barroco da América Latina a céu aberto, o Museu de Congonhas, configura-se como um museu de sítio retratando toda magnitude expressa em cedro e pedra sabão por um dos maiores ícones da arte colonial brasileira, o Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.


Concebido pelo garimpeiro e ermitão português Feliciano Mendes, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos de Congonhas é constituído pelas figuras bíblicas dos Doze Profetas (Antigo Testamento), e seis capelas (Novo Testamento) retratando os últimos dias de Jesus Cristo. Inspirado na necessidade de salvaguarda e comunicação desse patrimônio surge à proposta de construção do Museu de Congonhas, onde atualmente possibilita os visitantes do Brasil e fora dele ter informações adequadas sobre todo o processo de destaque artístico do barroco e do rococó através da educação não formal.


Dando seguimento a este feito cultural para a cidade de Congonhas, no dia 15 de dezembro de 2021, o Museu de Congonhas estará comemorando seu sexto aniversário e, para que esta data seja lembrada, estamos organizando um evento com duração de três dias (13,14 e 15).


O evento se iniciará com o 1º Simpósio referente ao Museu de Congonhas cujo o eixo norteador é: “A importância do Museu de Congonhas para a cidade e seus munícipes: um momento de escuta e a construção de novas perspectivas com a comunidade”. No dia 13/12 teremos a abertura do simpósio com a mesa “A imprescindibilidade de espaços museais para a formação dos sujeitos sociais”. No dia seguinte, a mesa terá como tema “A construção de museus, os impactos nos espaços que estão inseridos e a memória local”. Por fim, no dia da comemoração do sexto aniversário do museu fecharemos o simpósio com a mesa “Museu de Congonhas: um espaço de educação não formal”.


Outra programação que está inserida na comemoração do sexto aniversário do museu será uma exposição fotográfica colaborativa: “Olhares, pertencimento e memória”. As fotos para a exposição deverão ser enviadas para o e-mail seisanosmuseudecongonhas@gmail.com juntamente com o comprovante de residência que tenha endereço local. Todas fotos passarão por uma curadoria e os selecionados receberão um e-mail de confirmação a partir do dia 05 de dezembro. O prazo para o envio das fotos é até o dia 30 de novembro.


Para o encerramento da celebração, no dia 15 de dezembro, será realizado no Museu de Congonhas uma noite com um show.


Participe desse momento com a gente!



131 visualizações0 comentário