Encontro de cidades históricas

Museu de Congonhas formaliza parceria de preservação do Patrimônio Histórico com as cidades de Mariana e Ouro Preto

A Coordenadora dos Museus de Congonhas Lourdes Maria e a Diretora Presidente da Fundação Municipal de Cultura Lazer e Turismo – FUMCULT, Lana Mércia estiveram nesta semana nas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto.

O encontro ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro nas cidades de Ouro Preto com o prefeito Ângelo Osvaldo e Mariana com o presidente da câmara e prefeito interino Juliano Duarte. O objetivo principal foi o de estreitar laços culturais e patrimoniais entre essas cidades a fim de fomentar um “intercâmbio cultural” entre as mesmas.

Na ocasião, dentre outras pautas, ficou acordado que algumas exposições realizadas nos museus dessas cidades possam ser de origem itinerante, enriquecendo ainda mais a informação por meio da cultura aos visitantes.

Vale lembrar que de acordo com o IPHAN, a preservação de nossa identidade histórica e cultural surge no início do século XX, onde as primeiras medidas aprecem em 1936 com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN, projeto criado por Mário de Andrade e alguns intelectuais da época que definia o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional um conjunto de bens móveis e imóveis do país onde conservação é do interesse público, quer por sua vinculação a fatos da História do Brasil.