14 de outubro de 2016

Museu de Congonhas recebe alunos do curso de Museologia da UFMG

A curadora da exposição permanente do Museu de Congonhas e professora, Letícia Julião, esteve no museu com um grupo de alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os alunos visitaram o museu e logo após seguiram para o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A curadoria do museu é assinada por Letícia Julião e Rene Lommez e  trata das manifestações da fé no passado e no presente, em particular, o sentido de exteriorização da devoção projetado na monumentalidade teatral do espaço do Santuário, nas práticas da romaria e nos ex-votos.

O diretor do museu, Sérgio Rodrigo Reis, explicou aos visitantes um pouco sobre o museu. "O objetivo aqui é fazer com que cada visitante saiba melhor da história do santuário. Promovemos aqui ações culturais, educativas e procuramos sensibilizar o público para que fique atento a Congonhas, que é uma cidade enriquecida culturalmente".

Os alunos fazem parte de duas turmas de disciplinas distintas do curso de  Museologia (Plano Museológico e Museu e Patrimônio) e o objetivo da visita foi de explicar o processo de musealização em sítios históricos. Segundo Letícia Julião "temos um caso aqui em Congonhas que é exemplar para realizar esse estudo, de um museu inserido dentro de um sítio histórico, de como o museu pode ajudá-los a entender o que é visto no sítio patrimonial. Os alunos estão muito empenhados no trabalho que irão fazer e  ficaram também  muito surpreendidos de ter como exemplo o Museu de Congonhas", enfatizou.

Confira as fotos da visita:  http://www.museudecongonhas.org.br/imagens