15 de junho de 2016

Museu de Congonhas recebe exposição da
Fundação Clóvis Salgado

Com a exposição “Recorte: Acervo da Fundação Clovis Salgado” se inicia a “Itinerância de Artes Visuais” pelo interior mineiro.

Patrimônio Cultural da Humanidade, a histórica cidade de Congonhas, na região Central do Estado, é o primeiro município a receber a “Itinerância de Artes Visuais”, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado (FCS) que pretende democratizar o acesso às artes visuais, levando ao interior do estado obras de seu acervo. A exposição Recorte: Acervo da Fundação Clóvis Salgado, exibida no Museu de Congonhas, é fruto de uma parceria inédita entre a FCS e a Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas.

Ao promover a itinerância de seu acervo, a FCS visa a ampliar a interlocução cultural com os territórios mineiros, além de garantir que diferentes municípios tenham acesso às atividades culturais que, muitas vezes, ficam restritas à capital. “Nós queremos levar nosso trabalho para fora do Palácio das Artes, mostrar o que a FCS tem realizado em Belo Horizonte e garantir que o interior também tenha acesso a essas produções”, afirma o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho.

As exposições de Artes Visuais são apenas o ponto de partida das ações de circulação propostas pela FCS, iniciativa que vem atender a uma demanda percebida já há algum tempo pela gestão da Instituição de ampliar o diálogo com os municípios.

Recorte: Acervo da Fundação Clóvis Salgado reinaugurou a Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, em março deste ano. Foram selecionadas mais de 30 obras entre pinturas, gravuras e uma escultura. Esse Recorte contempla obras modernistas e contemporâneas, resgatando trabalhos de Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima, Inimá de Paula, entre outros. São obras raras, muitas delas expostas poucas vezes. “Estamos levando produções de notórios artistas mineiros para o berço da produção artística de Aleijadinho, um dos grandes mestres da arte em Minas, senão o maior de todos”, comemora Augusto.

De acordo com o prefeito do município, José de Freitas Cordeiro, essa parceria é histórica e é uma vitória para a cidade. “É um prazer imenso receber a Fundação Clóvis Salgado no Museu de Congonhas, um espaço tão importante para a arte mineira”, conta o prefeito. O Museu de Congonhas foi inaugurado em dezembro de 2015.

O Termo de Cooperação Cultural para “Itinerância de Artes Visuais”, que possibilitou essa parceria, foi assinado em maio deste ano, no Palácio das Artes, pelo presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho; pelo prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro (Zé Linho); e pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis. Esse encontro marcou a iniciativa da FCS de ampliar sua abrangência no estado, ao levar um importante acervo, com grandes nomes das artes plásticas mineiras de diferentes gerações, para outras cidades do estado para além de Belo Horizonte. A proposta é que essa iniciativa funcione como uma via de mão dupla, com a Fundação recebendo trabalhos do interior, “essa abertura de portas por parte da FCS é muito importante por promover tanto a troca do interior com a capital quanto da capital com o interior, proporcionando o maior acesso de pessoas às obras artísticas do estado”, comemora o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis.

Serviço:

Evento: Itinerância de Artes Visuais FCS/Congonhas – Recorte: Acervo Fundação Clóvis Salgado

Local: Museu de Congonhas, Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Congonhas

Período: De 15 de junho a 14 de agosto

Horário: Terça, quinta, sexta, sábado e domingo das 9h às 17h;

Quarta-feira das 13h às 21h
Entrada: Gratuita na quarta-feira;

R$10 terças, quintas, sábados e domingos.

Informações para a imprensa:

Júnia Alvarenga, junia.alvarenga@fcs.mg.gov.br, (31) 3236-7419 ou (31) 98408-7084

Gabriela Rosa, gabriela.rosa@fcs.mg.gov.br, (31) 3236-7378 ou (31) 98409-1424

Vítor Cruz, vitor.cruz@fcs.mg.gov.br, (31) 3236-7378 ou (31) 99317-8845