16 de maio de 2016
 
Lançamentos do livro Arte e Paixão: Congonhas do Aleijadinho Editora c/ Arte

Livro de autoria de Fábio França será lançado no Museu de Congonhas e na Livraria Quixote, em Belo Horizonte.

 

A Editora C/Arte, a FUMCULT- Fundação Municipal de Cultura Laser e Turismo de Congonhas, e a Ferro+ convidam para os eventos de lançamento do Livro “Arte e Paixão: Congonhas do Aleijadinho”, de autoria do pesquisador Fábio França.  No dia 19/05/2016 (quinta-feira), às 20h, o livro será apresentado no Museu Congonhas, (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77 – Basílica, Congonhas/MG) e no dia 20/05/2016 (sexta-feira), de 18h às 21h, na Livraria Quixote, (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte/MG).

 

Arte e Paixão: Congonhas do Aleijadinho constitui obra completa que focaliza o conjunto religioso e artístico de Congonhas, representado pela Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, pelo Adro dos Profetas e pelas Capelas dos Passos da Paixão de Cristo.

 

Fiel aos dados históricos, o autor Fábio França procura reconquistar o sentido original que foi dado ao complexo monumental da cidade por aqueles que o criaram e que confiaram a Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), o maior artista de Minas Gerais, o cuidado de, com seu gênio e misticismo, esculpir as estátuas de pedra-sabão dos 12 profetas e as imagens que compõem as cenas comoventes da Paixão de Cristo.

 

De estilo direto e didático, a obra descreve em seis partes e 36 roteiros, que podem ser consultados de acordo com o interesse do leitor, a composição de todos os elementos que transformaram Congonhas na “cidade dos profetas”.

 

Segundo o jornalista e diretor do Museu de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis, “o texto está fundamentado em pesquisa histórica respaldada pela consulta às obras dos autores consagrados pelo estudo da arte barroca no Brasil, em Minas Gerais. Centenas de notas complementam o texto e representam rica fonte de consulta para o estudo da arte barroca e do Aleijadinho”.

 

O livro é composto por 424 páginas, no formato 17x24 cm, acabamento brochura. Pode ser adquirido no site da Editora C/Arte: www.comarte.com, e nas principais livrarias do Brasil, ao preço de R$49,90.

 

Lançamento em Congonhas/MG

Local: Museu Congonhas

Endereço: Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77 - Basílica

Data: 19 de Maio de 2016 (Quinta-feira)

Horário: 20 horas

Informações: 31- 3731-3056

Realização: FUMCULT – Fundação Municipal de Cultura de Congonhas e Editora C/Arte

 

Lançamento em Belo Horizonte/MG

Local: Livraria Quixote

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte/MG.

Data: 20 de Maio (sexta-feira) 

Horário: 18h às 21h.

Realização: FUMCULT – Fundação Municipal de Cultura de Congonhas e Editora C/Arte