top of page
16 de maio de 2016
 
Orquestra Ouro Preto realiza concerto no
Museu de Congonhas

Rufo Herrera, músico e compositor argentino, trará versões dos tangos
El Choclo, Libertango e La Cumparsita.

 

A Orquestra Ouro Preto realiza apresentação no Museu de Congonhas no próximo dia 18/05/2016. Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto será às 20h. No concerto, a Orquestra brinda o público com repertório fortemente inspirado na efervescência cultural da América Latina, com obras que compreendem o universo sonoro da música brasileira e portenha.
 

A apresentação conta com a participação do músico e compositor argentino radicado no Brasil, Rufo Herrera. No evento, ele tocará o bandoneon, uma espécie de sanfona popular na Argentina. Herrera exibirá a paisagem sonora de Buenos Aires com os tangos “El Choclo”, “Libertango” e La Cumparsita. 
 

O concerto aborda ainda o Movimento Armorial, com a obra “Mini concerto para cordas”, do manauara Cláudio Santoro (1919 – 1989). Flertando com outras paisagens sonoras, destaque ainda para “Suíte St. Paul”, do compositor inglês Gustav Holst (1874 – 1934).

A apresentação tem o patrocínio Gerdau, e parceria da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult) e os ingressos serão comercializados ao preço de R$2,00 (dois reais), na bilheteria do Museu de Congonhas.

 

Orquestra Ouro Preto

 

Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto é uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país e tem seu trabalho marcado pelo experimentalismo e ineditismo. Premiada nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do Mundo e conta com o maestro Rodrigo Toffolo como diretor artístico e regente titular.

 

Doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Toffolo é membro fundador e diretor artístico da Orquestra, assumindo, em 2007 a regência titular do grupo.  

 

Programa do Concerto

 

Gustav Holst - Suíte St. Paul

  • Jiga

  • Intermezzo

  • Finale

 

Claudio Santoro - Mini Concerto para Cordas

  • Allegro Moderato

  • Andante (Lento)

  • Allegro (Finale)

 

Suíte Buenos Aires - Siglo XX

  • El Choclo

  • La Cumpartista

  • Libertando

Bandoneon: Rufo Herrera

 

 

Orquestra Ouro no Museu de Congonhas
 

Dia: 18 de Maio

Horário: 20h

Local: Museu de Congonhas, Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica 

Entrada: R$2,00 (dois reais)

Informações: (31) 3731-3979

 

Sugestão de Fonte - maestro Rodrigo Toffolo: 31 – 99217 – 0300

Assessoria de Imprensa – Orquestra Ouro Preto

Saulo Rios/Lídia Ferreira: 31 – 99217 – 0400 / 31 3551 - 1228

comunicacao@orquestraouropreto.com.br

bottom of page