top of page
10 de maio de 2016
 
Museu de Congonhas é destaque na Semana Nacional dos Museus

O Museu promoverá espetáculos musicais, cênicos, palestras, lançamentos literários, doações de acervo e atividades de formação gratuitas. Artistas como Arnaldo Antunes e a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto estão na agenda.

 

A programação cultural será intensa na cidade de Congonhas durante todo o mês de maio. O recém-inaugurado Museu de Congonhas, instituição concebida numa parceria entre Prefeitura Municipal, IPHAN e UNESCO no Brasil, é um dos destaques da 14ª Semana Nacional de Museus e, a partir do dia 16, oferecerá uma diversificada programação e atividades gratuitas. As informações completas podem ser encontradas pelo site http://www.congonhas.mg.gov.br/

 

A abertura da Semana de Museus em Congonhas acontece com um feito inédito. Pela primeira vez o Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado realiza uma parceria com esta cidade histórica para promoção e intercâmbio de ações culturais a serem realizadas no Museu de Congonhas. A assinatura do termo de parceria, dia 16/05/2016, às 15h, em Belo Horizonte marca o diálogo entre as duas instituições e anuncia a abertura de uma exposição de arte mineira no Museu ainda em junho.

 

A professora e historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é outro destaque da agenda da Semana de Museus. Um dos principais nomes da pesquisa artística e histórica sobre o tema no Brasil, ela assinará, dia 17/05/2016, um termo de doação de seu acervo para a Biblioteca do Museu - que tem previsão para entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano. Dois livros de arte e história da pesquisadora integrarão permanentemente espaço

 

No dia 18, quando se celebra o “Dia Internacional dos Museus”, a agenda será especial. Às 10h, haverá a palestra “Aleijadinho – Vida e Obra”, ministrada pelo secretário de Estado de Cultura do Estado de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, sobre a vida e obra do expoente barroco.  “A participação do secretário de Estado de Cultura, em Congonhas, onde Aleijadinho deixou sua obra-prima, torna especial a programação da Semana de Museus e contribui, de sobremaneira, para ampliar as reflexões propostas neste ano, em que todos os museus nacionais discutem a interferência positiva dos museus nas cidades e nas paisagens culturais”, afirma Sérgio Rodrigo Reis, diretor do Museu de Congonhas.

 

A Semana terá ainda o pesquisador Fábio França apresentando ao público, no dia 19/05, seu novo livro: “Arte e Paixão – Congonhas de Aleijadinho”.  Os destaques da programação continuam nos dias seguintes à Semana Nacional de Museus. No dia 25, às 14h, o apresentador Tutti Maravilha fará ao vivo do Museu de Congonhas o programa da Rádio Inconfidência: “Bazar Maravilha”. Um pouco mais tarde, às 20h, o projeto Roteiro das Minas receberá o poeta e músico Arnaldo Antunes e a multiartista Beatriz Avezedo. Os dois farão um espetáculo exclusivo no anfiteatro do Museu.

 

 

Semana de Museus

 

Promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, a 14ª Semana Nacional de Museus terá como tema este ano “Museus e Paisagens Culturais”. O evento, o maior do gênero no país, conta com a participação de 1.236 museus de todo o país, que oferecerão ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Em Congonhas foi montada uma agenda especial inspirada no tema. As atividades dos museus do município são pensadas para dialogar com a paisagem no entorno por meio de interface com as tradições culturais materiais e imateriais e o patrimônio histórico.

 

 

Sobre o Museu de Congonhas
 

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu de Congonhas está instalado ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, tornado-se o primeiro Museu de sítio do país. Em seus três pavimentos o museu dispõe de sala de exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.

 

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, para onde o Museu dedica sua principal atenção, está localizado no Morro Maranhão, na zona urbana de Congonhas. Sua construção teve início em 1757 e se estendeu até o começo do século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Basílica, escadaria em terraços decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão e seis capelas com cenas da Via Sacra, contendo 64 esculturas em cedro em tamanho natural. No conjunto, trabalharam os artistas de maior destaque do período, como o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e o pintor Manoel da Costa Athaíde (1760-1830).

 

Fotos em alta resolução

https://www.flickr.com/photos/arvoredecomunicacao/albums/72157662293802305

 

 

Programação completa – Museu de Congonhas – Maio de 2016

 

Semana Nacional de Museus

 

Dia 16: 15h

Abertura da Semana de Museus com a assinatura da parceria do Museu de Congonhas com o Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado.

 

•De 17 a 22: 9h às 17h

Ação educativa - "Ofícios da Fé".

Sinopse: Visitas guiadas ao Santuário e ao Museu de Congonhas divulgando o patrimônio imaterial de Congonhas, simbolizado pelos antigos fazeres ligados à tentativa de representação do universo sagrado.
 

Dia 17: 17h

Assinatura da Doação do Acervo da pesquisadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira para a Biblioteca do Museu de Congonhas.

Sinopse: A pesquisadora dedicou a vida a estudar o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Sua principal coleção de livros será doada para o Museu de Congonhas.

 

Dia 18: 10h às 12h

 Exposições "Patrimônio Mundial do Brasil" e "Interpretação do Sítio Histórico de Congonhas"

Sinopse: Visitas guiadas às exposições que ressaltam a importância internacional do patrimônio de Congonhas. 
 

Dia 18: 10h

“Aleijadinho – Vida e Obra”

Sinopse: O maior arista brasileiro de todos os tempos deixou sua obra-prima em Congonhas e será tema da palestra a ser ministrada pelo Secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo.
 

Dia 18: 20h

Concerto com a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto

Sinopse: O grupo preparou uma noite especial com repertório do argentino Astor Piazzolla. 

 

Dia 19: 19h

Banda Sinfônica da SME de Congonhas

Sinopse: Apresentação dos músicos do projeto Arte na Escola.
 

Dia 19: 20h às 21h

Lançamento do livro "Arte e Paixão - Congonhas do Aleijadinho", de Fábio França

Sinopse: O pesquisador dedicou a vida para pesquisar sobre os temas que reuniu neste livro de referência.

Dia 20: 20h

Estréia do espetáculo “E assim falou o Boca”, com o grupo Boca de Cena

Sinopse: Intervenção cênica no Museu de Congonhas inspirada na obra de Gregório de Matos Guerra (1636-1695) e Padre Antônio Vieira (1608-1697).

 

Dia 25: 14h

“Bazar Maravilha no Museu de Congonhas”

Sinopse: O programa de rádio cultural de mais tradicional de Minas, comandado por Tutti Maravilha, será transmitido ao vivo pela Rádio Inconfidência (BH) e Educativa FM (Congonhas), direto do Museu de Congonhas neste “Dia Internacional dos Museus”.
 

Dia 25: às 19h

Apreciação dos Grupos de Cordas, Sopros e Orff do Projeto Garoto Cidadão-Fundação CSN - (resultado das oficinas de Masterclass)

Sinopse: Alunos do projeto estarão no Museu de Congonhas com os resultados de suas experimentações artísticas.

 

Dias 25: 20h

Roteiro das Minas: Oficinas + Espetáculo com Arnaldo Antunes e Beatriz Azevedo.

Sinopse: A passagem dos modernistas em Minas, em 1924, foi um divisor para a cultura brasileira. Artistas contemporâneos se inspiram naquele momento na criação de espetáculos exclusivos para o Museu de Congonhas.

 

 

Assesoria de imprensa:

Árvore Gestão de Relacionamento - (31) 3194-8700

Direção: Rafael Araújo

 

Atendimento:

Tiago Penna – (31) 3194-8719 | 98329-1513

tiago@aquitemarvore.com.br

bottom of page