Exposição itinerante retrata a cultura de Minas Gerais

Riquezas, histórias e memórias de Minas Gerais estão reunidas na exposição itinerante “Mineiridades”, lançada no Museu de Congonhas nesta quarta-feira, 9. Apresentação de Congado, do Coral Cidade dos Profetas, e degustação de quitandas compuseram a abertura, que contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito, Arnaldo Osório, o Relações Institucionais da Vale, Wandercy Miranda, o Gerente do Memorial Minas Vale, Wagner Tameirão, o diretor do Museu de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis, entre outros. Wagner enalteceu a exposição no Museu. "É um pedaço de cultura nesse lugar que representa brilhantemente nosso Estado".

A itinerância ficará no Centro Cultural até o dia 24 de setembro. A inciativa é do Memorial Minas Gerais Vale. Além de Congonhas, ao final do ano, a exposição terá passado também por Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Itabira, Brumadinho e Santa Bárbara.

Em cada localidade, a exposição agregará parte da cidade e da história de seus moradores, como forma de valorizar as tradições locais.  Em Congonhas, o projeto vai promover oficinas de confecção de tapetes de serragem e de estandartes, tradicionais itens religiosos usados em cerimônias, como procissões. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3731-3979. A Exposição também contará com um totem para visita virtual ao acervo completo do museu.