Festa de Nossa Senhora do Rosário emociona fiéis em Congonhas

Tradicional festa aconteceu entre 5 e 8 de outubro

Ao som dos batuques de Congado, sinos, rezas e procissão, dezenas de fiéis receberam na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, e a porta de entrada do Circuito Cultural dos Museus de Congonhas, a tradicional festa do Rosário, entre 5 e 8 de outubro, com realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição com o apoio da Prefeitura de Congonhas.

Sr Raimundo, morador do bairro Rosário, disse que a festa engrandece a cidade. “São muitos anos dessa festa linda que temos aqui, fico muito emocionado em ver o Congado e o festejo à Nossa Senhora. ”

Durante os 4 dias, além das missas, apresentações de Congado, shows musicais e barracas com comidas típicas, foi realizada a cerimônia de cortejo do Rei e da Rainha do Rosário, este ano representados pelos congonhenses Demóstenes de Souza Costa Júnior e Raquel Cristina dos Santos. Vestidos a caráter, eles seguiram em uma belíssima procissão  acompanhados pelos seus juízes, todos trajando roupas claras. Foram coroados também duas princesas e um príncipe.

A rainha deste ano, Raquel Santos, contou emocionada que sentiu uma energia muito forte e que se sente honrada por estar no posto de rainha. De família católica, ela disse que “sempre gostou das apresentações de Congado, da cultura africana e da devoção a Nossa Senhora do Rosário.” Assim como Raquel, o rei Demóstenes Júnior também sempre gostou da festa e exaltou a vontade de participar.

Também no domingo, dia 8, aconteceu a varrição da igreja, que já é um costume de muitos anos, e a apresentação de diversas Guardas de Congado de Congonhas, incluindo a mais antiga da cidade e também da região.

Fonte (Comunicação Museu de Congonhas)