#MCoEmCasa - Museu de Congonhas lança exposição colaborativa online "A sua memória é arte""

O Museu de Congonhas segue se reinventando desde que precisou suspender as atividades para ajudar na prevenção da disseminação do Covid 19 (CORONAVÍRUS). Várias iniciativas foram colocadas em prática para que a instituição continuasse em funcionamento, ainda que de maneira virtual. Nesta semana, mais um projeto entra no ar, a exposição online colaborativa "A sua memória é arte". A iniciativa é um convite para que os internautas produzam as mais diversas expressões artistas, a partir da sua memória afetiva com umas das maiores festas religiosas do Brasil, que acontece todos os anos em Congonhas, o Jubileu do Senhor Bom Jesus.

A partir da próxima segunda-feira, dia 15, a instituição irá rastrear, no Facebook e Instagram, e repostar as obras mais criativas sobre o tema, com as hashtags #McoEmCasa e #ASuaMemóriaÉArte. No dia 29, as artes selecionadas pela equipe do Museu de Congonhas ganharão uma galeria virtual no site da instituição.

Nesta semana, também será revelado o grande ganhador da Gincana Virtual do Museu de Congonhas, que aconteceu no último mês. O anúncio será feito ao vivo, numa live que acontece nesta quarta-feira, 10, às 18h, no Instagram @MuseuDeCongonhas. O vencedor da Gincana será convidado a entrar na transmissão e contar como foi a sua experiência ao participar da iniciativa. Durante esta semana serão publicados aos belos trabalhos produzidos durante a Gincana Virtual.

Também nesta quarta-feira, 08, será lançado mais um episódio da Mediação Virtual, que desta vez trará a Capela da Flagelação, um dos Passos da Paixão de Cristo retratados no Santuário do Bom Jesus.  A Mediação Virtual não é uma simples visita pelo Museu, é um passeio recheado de informações que inclusive extrapolam o conteúdo em exposição no Museu de Congonhas.

A programação virtual do Museu de Congonhas #MCoEmCasa continua no ar diariamente, pelo Facebook (@museudecongonhas), Instagram (@museusdecongonhas) e site da instituição (www.museudecongonhas.com.br), seja relembrando os eventos mais importantes, oferecendo dicas de entretenimento para os amantes da história e da arte, interagindo com os internautas ou lançando séries inéditas, como a que retrata o Jubileu do Senhor Bom Jesus e está disponível na íntegra no Canal Congonhas, no YouTube.

Com o projeto #MCoEmCasa, o Museu de Congonhas já alcançou centenas de milhares de pessoas nesta quarentena. A ampla agenda cultural, em 2020, conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.